-Refrigeração é a ação de resfriar determinado ambiente de forma controlada, tanto para viabilizar processos, processar e conservar produtos ou efetuar climatização para conforto térmico.
O que é um sistema de Refrigeração
- É um conjunto de componentes combinados entre si, criados para transferir calor de um lugar para outro.
Qualquer sistema de refrigeração não gela, ele rética o calor
Como é composto um sistema de refrigeração;
Compressor
Condensador
Filtro secador
Elemento de controle
Evaporador
Fluido refrigerante
Compressor: tem a função de fazer o fluido refrigerante circular dentro do sistema de refrigeração.
Motor da geladeira
Condensador: sua finalidade é transferir o calor do fluido refrigerante para o ambiente externo.
À medida que o fluido percorre a tubulação, devido a redução de sua temperatura ocorre mudanças em seu estado físico passando de vapor superaquecido para liquido sub resfriado.
A circulação de ar através do condensador pode ser dada de duas maneiras;
Circulação natural (sistema domestico)
Circulação forçada (sistemas comerciais)
A vida útil do sistema de refrigeração esta na condensação.
Toalha, roupa e qualquer coisa colocada na grade atrás da geladeira prejudicam na dissipação de calor. Essa obstrução ocasiona perda de rendimento
Filtro secador: de forma tubular produzido em tubo de cobre contendo em seu interior DESSECANTES com as funções de remover a umidade, agentes ácidos e retenção de partículas sólidas.
Os dessecantes mais utilizados em filtros secadores são de absorção, entre eles os MOLECULARES SIEVES. Que é a SÍLICA (pedrinha)
Durante o serviço de instalação ou manutenção pode entrar ar na tubulação e no ar contem umidade, por isso a necessidade de executar o VÁCUO ATRAVÉS DA BOMBA DE VÁCUO.
Desgaste natural pelo atrito do motor produz partes solidas.
Elemento de Controle: sua função é reduzir a pressão do fluido refrigerante em estado liquido e de controlar a vazão deste para o evaporador.
Existem dois tipos de elemento de controle
Tubo Capilar– empregado em sistemas domésticos e comerciais de pequeno porte.
Válvula de expansão – utilizados em sistemas de grande porte.
-O COMPRESSOR aspira o REFRIGERANTE na forma GASOSA sob baixa pressão do EVAPORADOR e o descarrega no CONDENSADOR ainda em forma de gás, mais sob uma pressão bem mais alta e superaquecida.
No CONDENSADOR o refrigerante libera o calor absorvido no EVAPORADOR e na compressão TORNA-SE LIQUIDO e segue para o FILTRO SECADOR e para o ELEMENTO DE CONTROLE.
No FILTRO SECADOR é retirado a umidade do sistema e no ELEMENTO DE CONTROLE o REFRIGERANTE em estado LIQUIDO tem sua pressão reduzida seguindo para a EVAPORADORA.
O ar quente do ambiente INTERNO aquece as paredes do tubo do evaporador.
Quando o REFRIGERANTE entra no EVAPORADOR e encontra a superfície com temperatura SUPERIOR, sofre uma mudança para o estado GASOSO. Durante sua passagem pelo EVAPORADOR absorve o calor do ambiente interno.
Em certos circuitos monta-se depois do EVAPORADOR um ACUMULADOR que evapora eventuais restos de refrigerante liquido não evaporados pois o refrigerante liquido é prejudicial ao compressor.
No próximo passo o refrigerante é as
Nenhum comentário:
Postar um comentário